Auxílio Brasil começa a ser pago nesta quarta e valores podem ser consultados no app da Caixa

 

Os beneficiários do Auxílio Brasil, solicitou consultar informações sobre o programa pelo aplicativo “Caixa Tem”, da Caixa Econômica Federal , ou pelo aplicativo do próprio Auxílio Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães, na manhã desta terça-feira (16), um dia antes do início do pagamento do benefício que substitui o Bolsa Família .

“Todos os beneficiários do Auxílio Brasil podem, pelo Caixa Tem , consultar o benefício, as parcelas. Isso é uma novidade. Nós não tínhamos antes para o Auxílio Emergencial ”, afirmou o presidente da Caixa.

Segundo Guimarães, o modelo mantém as outras funções do auxílio concedido como forma de minimizar os efeitos da pandemia pela Covid-19 . Os beneficiários podem fazer pagamentos de boletos e contas de concessionárias, transferência de valores, compras com cartão de débito virtual ou com QR Code e o saque da conta sem o uso de cartão.

A Caixa também divulgou o cronograma de pagamento . Os recursos serão disponibilizados sempre durante os dez últimos dias úteis de cada mês, sempre de acordo com o número do NIS (Número de Identificação Social). Os primeiros a receberem o auxílio aqueles que possuem o NIS com final 1. O calendário neste mês será concluído no dia 30. Em dezembro, o benefício será pago entre os dias 10 e 23.

Quem já estava inscrito no Bolsa Família não precisa fazer um novo cadastro para receber o Auxílio Brasil. Segundo Guimarães, a migração ocorre de forma automática, com uma reavaliação sobre os critérios de cada beneficiário feito mensalmente pelo Ministério da Cidadania e pela Dataprev. O governo havia divulgado que 14,6 milhões de famílias passariam pela transição dos programas, sem a necessidade de recadastramento.

Nesta primeira etapa, o valor médio do auxílio será de R $ 218. A expectativa do governo é que esse valor suba para os R $ 400 prometidos no lançamento do programa. Para isso, o Planalto depende da aprovação da PEC dos Precatórios, em dois turnos, no Senado. A proposta, que foi aprovada na Câmara , permite ao governo ampliar em R $ 91,6 bilhões o espaço para gastar no Orçamento de 2022, ano eleitoral. A justificativa é que o projeto é necessário para viabilizar a execução do Auxílio Brasil.

Para elevar o valor do benefício, o governo precisa conseguir que um PEC seja aprovado ainda neste ano. Um dispositivo da lei eleitoral impede o aumento da transferência de renda no decorrer do ano de eleição. O mecanismo visa justamente prevenir o uso da máquina pública para beneficiário o candidato que busca a reeleição, levando ao desequilíbrio na disputa.

Podem receber o Auxílio Brasil como famílias em situação de extrema pobreza (renda per capita de até R $ 100). As famílias em situação de pobreza (renda per capita até R $ 200) terão direito ao pagamento se houver sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.

Na semana passada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou duas leis para viabilizar uma execução do programa. Uma delas abre um crédito de R $ 9,36 bilhões ao Orçamento da Seguridade Social da União e a outra altera o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 incluindo o benefício.

A criação do crédito especial, em favor do Ministério da Cidadania, permite o remanejamento do saldo do Bolsa Família para o Auxílio Brasil. A medida evita a esterilização dos recursos orçamentários do programa de transferência de renda.

R7


Comentários

Popular

Com requerimento do vereador edivan da ambulância audiência foi realizada em jucurutu.

Postos têm até este sábado para passar a mostrar preços dos combustíveis com 2 casas decimais

Ubaldo: “Hoje, a Assembleia escreve um capítulo histórico na trajetória dos policiais penais do RN”